quinta-feira, 2 de junho de 2011

PROJETO: MÚSICA

ESTADO DE SANTA CATARINA
PREFEITURA MUNIICPAL DE SÃO CARLOS
CEIM   CRIANÇA FELIZ
FAIXA ETÁRIA: 04 A 05 ANOS

PROJETO


A MÚSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

JUSTIFICATIVA

A presença da música na educação dos alunos é de fundamental importância, pois a mesma contribui para o enriquecimento do ensino. Neste contexto, iremos através do fazer musical desenvolver nas crianças a sensibilidade, a percepção, a observação, a criatividade e a auto-estima. Portanto, a utilização da música toma-se relevante porque trabalha conteúdos e conceitos de uma forma lúdica, permitindo a fantasia, momentos esses que as crianças curtem e gostam, fazendo com que a aprendizagem aconteça de uma forma muito mais prazerosa.
A Música estimula áreas do cérebro não desenvolvidas por outras linguagens, como a escrita e a oral.  Assim, realizar esse tipo de trabalho, ajuda a melhorar a sensibilidade dos alunos, a capacidade de concentração e a memória, trazendo benefícios ao processo de alfabetização e ao raciocínio matemático.
No entanto, devido toda essa importância que o gênero musical tem é que se sente a necessidade de trabalhar em sala de aula.


OBJETIVOS

Geral

·        Promover a partir da música, a integração das crianças, dando-lhes oportunidades de expressar sensações, sentimentos e pensamentos, ampliando assim seu conhecimento de mundo.

Específicos

·        Motivar e integrar as crianças através da música;
·        Brincar com a música, imitando, inventando e reproduzindo criações musicais;
·        Estimular, através da música, a capacidade de execução das crianças, envolvendo os       movimentos do corpo;
·        Edificar a autoconfiança nas crianças, através do fazer musical;
·         Desenvolver hábitos de leitura a partir da utilização de músicas;
·         Incentivar a partir da música, a produção textual.

Habilidades:
  Desenvolver a linguagem oral, favorecendo a ampliação do vocabulário;
  Reproduzir sons vocais e não vocais, com o corpo e com os instrumentos;
  Identificar o esquema corporal e os órgãos do sentido;
  Desenvolver coordenação motora, criatividade, raciocínio, sensibilidade, atenção e ritmo.

Competências:
♫ Comunicar-se de maneira clara, expressando seus desejos, vontades e sentimentos;
♫ Distinguir cada som produzido no ambiente;
♫ Gostar e ter prazer de escutar músicas.



Objetivos de Aprendizagem :
♫ Desenvolver a sensibilidade na audição;
♫ Desenvolver a linguagem oral e ampliar o vocabulário;
♫ Explorar, conhecer e reproduzir sons vocais e não vocais, com o corpo e com os instrumentos;
♫ Conhecer o esquema corporal, a lateralidade e os órgãos do sentido;
♫ Brincar com a voz e trabalhar as possibilidades de sons que podemos 
emitir;
♫ Explorar diferentes materiais sejam instrumentos (pincéis, cotonetes, algodão), meios (tinta, massa, areia, retalhos de E.V. A, papéis, tecido) ou suportes (cartolina, sulfite, isopor, etc.).
♫ Ouvir e cantar músicas de gêneros e ritmos.
♫ Observar alguns instrumentos musicais, reconhecendo o som de alguns deles.
♫ Confeccionar instrumentos musicais.
♫ Ampliar o repertório de músicas infantis e cantigas de roda.

Objetivos de Ensino:
♫ Proporcionar atividades que desenvolvam a linguagem oral e a sensibilidade na audição;
♫ Selecionar um bom repertório, de acordo com o interesse da turma, por ritmos .
♫ Propiciar músicas de gêneros variados para as crianças ouvirem e cantarem.
♫ Proporcionar atividades para as crianças explorarem diferentes materiais sejam instrumentos: (pincéis, cotonetes, algodão), meios (tinta, massa, areia, retalhos de E.V. A, papéis, tecido) ou suportes (cartolina, sulfite, isopor, etc.).
♫ Propiciar atividades para as crianças Explorarem, conhecerem e reproduzirem sons vocais e não vocais, com o corpo e com os instrumentos;
♫ Promover a criação de coreografias em músicas infantis.
♫ Promover a interação das crianças com instrumentos musicais conhecendo sua forma e som, distinguindo alguns deles.
♫ Promover a criação e instrumentos musicais feitos de sucata. 

Procedimentos:
 1. De acordo com o interesse das crianças serão selecionadas músicas infantis variadas para que as crianças cantem e inventem coreografias. 
2. Ouvir e identificar sons de nosso cotidiano ( observando alguns sons no CEI, objetos trazidos pela professora e CD de sons diversos ), 
3. Passeio aos arredores do CEI para ouvir e identificar sons e quem os produziu.
4. Descobrir alguns sons que são produzidos pelo nosso corpo.
5.  Brincar de imitar os sons dos animais. 
6. Conhecendo os pés – pedir que as crianças tirem os sapatos, deixar que explorem os dedos, que façam cócegas em si e nos colegas.
7. Montar um cartaz com os pés das crianças.
8.  Caixa surpresa – Explorando os sons.
9. Proporcionar diferentes atividades de Arte, com músicas para estimular a criatividades:
♫ Sulfite com carvão;
♫ Colagem com areia tingida;
♫ Colagem com retalhos de E.V.A.
♫ Colagem com serragem;
♫ Sulfite com giz de cera, canetinhas, lápis de cor (diversificar o suporte: camurça, cartolina, papelão, papel cartão, etc.).;
♫ Pintura com tintas caseiras;
♫ Pinturas com: guache, cola colorida e glitter.


Avaliação:
 Observar se a criança é capaz de perceber e discriminar os sons emitidos e ainda como os relaciona com os movimentos. A percepção das alturas sonoras, por ser relativa, varia de pessoa para pessoa, fazendo com que, para algumas pessoas, o grave pareça mais agudo ou vice-versa. Portanto, observar a partir de que referencial a criança percebe a variação de altura dos sons. Partindo de uma dada altura, observar se a criança consegue perceber e discriminar a altura e a direção sonora. Se mais grave ou mais aguda em relação ao referencial dado. Analisar o registro gráfico da criança a partir dos sons propostos, tendo em vista a percepção e discriminação das alturas sonoras, procurando observar o quanto cada criança conseguiu fazer a relação entre os movimentos (para cima e para baixo) com a escrita proposta pelas atividades. Observar a fluência na leitura dos registros gráficos. Registrar o processo de criação de cada aluno (como cada aluno percebe e organiza os sons), isto é, como exercita a composição.


 CONSIDERAÇÕES FINAIS

Mediante o desenvolvimento deste trabalho, percebe-se que a utilização de projetos é indispensável à nossa prática pedagógica, pois, trazem inovações, proporcionando uma aprendizagem mais interessante e prazerosa, tendo em vista o caráter dinâmico do mesmo.
Vale salientar que a música está presente em todas as culturas, nas mais diversas situações: festas e comemorações, rituais religiosos, manifestações cívicas e políticas, assim toma indispensável sua presença no contexto educacional.
Neste sentido, a escola precisa se constituir em espaço que ofereça oportunidades e situações estimuladoras para a criança.
É importante focalizar que a prática de projetos musicais tem um potencial bastante positivo, pois além de aumentar a auto-estima das crianças, favorece de maneira mais simples o enlace com o conhecimento, no entanto, apresenta um apelo maior que os textos, porque envolve os alunos emocionalmente.


Cursistas:

Joize Fátima Hirsch
Dilva Maria Pulitta
Eliza Lenhen
Rosa Mergen


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