quinta-feira, 19 de maio de 2011

HIPERTEXTO

TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO
ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC
SÃO CARLOS – SC
18/05/2011

HIPERTEXTO

INTRODUÇÃO
A cada dia os computadores estão sendo incorporados, cada vez mais, em todos os setores da sociedade. Daí surge conceitos que provocam profundas modificações nos valores da sociedade. Um desses conceitos é o de Multimídia que  "Constitui-se num conjunto de possibilidades de produção e utilização integrada a todos os meios de expressão e de comunicação", ou seja, das diferentes mídias; sons, animação, texto vídeo, foto. Outro conceito associada a multimídia é HIPERTEXTO. O hipertexto possibilita a livre escolha do caminho a ser percorrido pelo usuário, agregando-se recursos como sons, imagens, animação tornando-se a consulta mais fácil e atraente. O hipertexto pode ser usado para disponibilizar a informação em catálogo de produtos, apresentação de empresas, softwares educacionais, publicação na Internet, Helps nos CD ROMs, Windows, e outras aplicações. CARACTERÍSTICAS HIPERTEXTUAIS 1.1 Simultaneidade de produção e circulação. O hipertexto produz um elemento novo que e a simultaneidade da produção e da circulação do hipertexto. Essa estrutura é veloz e a amplitude supera de forma qualitativa e quantitativa o fenômeno da transmissão oral 1.2 Ausência de limites O hipertexto é ilimitado, porém isso não corresponde a uma infinidade de linguagens disponível na tela do computador, mas a uma construção de vários significado para cada sentido que as contornam. 1.3 Multilinearidade e fragmentação As questões relativas a Multilineaidade e fragmentação ao que se parece ser é uma das características mas salientes da hipertexto. A ela é associada toda a discussão entre o centro e o descentramento, construção e desconstrução de tal forma que a própria matéria do hipertexto fica escondida de baixo de conceitos e preconceitos. 1.4 Interatividade É possível amplia-se os elementos disponíveis ao mesmo tempo na superfície do hipertexto, imagens, enciclopédias. Como conseqüência temos o sensível aumento do papel casual, dando ao leitor a pouca confortável sensação do seu domínio sobre o hipertexto, que no final é máxima. A origem do termo HIPERTEXTO O termo hipertexto foi criado no início os anos 60 por Theodore Nelson, para exprimir a idéia de escrita/leitura não linear, em um sistema de informática. Tecnicamente, um hipertexto é um conjunto de dados ligados entre si por conexão, que podem ser palavras, imagens, gráficos seqüências sonoras, etc. Recentemente tem sido empregado o termo HIPERDOCUMENTO que ressalta a utilização de múltiplos recursos de mídia num único documento em busca dissociar a idéia de apresentação textual da informação.
O HIPERTEXTO COMO SUPORTE PARA PROVOCAR A APRENDIZAGEM.
O hipertexto apresenta-se como um novo veículo para a transmissão do saber de todas as áreas;
 Ele  mostra-se como uma criação conjunta entre o seu autor e seu leitor e a  leitura torna-se associativa e não linear de acordo com as informações que lhe parecem mais importantes. Os significados de seu conteúdo dão uma nova dimensão ao ato da leitura.
Funciona como um agente colaborador da criatividade, da transmissão de informações e de desenvolvimento de novas maneiras de se aprender, possibilitando a divisão de um texto em partes coerentes e relativamente curtas, auxiliando o educando na organização e compreensão dos sentidos do texto.
Traz também o lúdico para o espaço escolar,mostrando-se como fator de motivação e receptividade.
 CONCLUSÃO
Conclui-se que o hipertexto nada mais é do que janelas associadas a uma série de informações contidas em um texto que nos permite modificá-lo no todo ou em partes interconectando diversas informações, uma vez que hipertexto também é uma literatura diferente em que o computador transcende os limites da tradicional forma escrita de textos.

BIBLIOGRAFIA
REJANE RODRIGUES DA SILVA
UNIOESTE - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ, CASCAVEL - PR


 
























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